Os primeiros estádios de futebol

Conheça a história dos estádios mais antigos

O Sandygate Road é estádio de futebol mais antigo do mundo. Pertencente ao Hallam Football Club, designado segundo clube mais antigo do futebol, o campo foi oficialmente fundado em 1804, sendo utilizado para as partidas de cricket (esporte também de origem inglesa), porém o primeiro jogo de futebol no Sandygate Road ocorreu apenas no ano de 1961.

No Brasil, o estádio das Laranjeiras, do Fluminense, inaugurado em 1919 é reconhecido pelo RankBrasil, Ranking de Recordes Brasileiros, como o estádio mais antigo em território nacional, construído com capacidade inicial para 18.000 expectadores, ampliado em 1922 para uma capacidade que possibilitou a realização de grandes eventos no local.

A equipe italiana do Parma detém o estádio mais antigo do país ainda em uso. Construído em 1923, a arena recebe o nome de um dos ex-presidentes do clube, Ennio Tardini.

O Uruguai, palco da primeira copa do mundo no ano de 1930, abriga também dois antigos estádios: O Centenário e o Gran Parque Central. Porém, engana-se quem pensa que o Centenário é o mais antigo dentre eles. Fundado na virada do século XIX para o XX, o Gran Parque Central é 30 anos mais antigo do que o Centenário, que só foi construído para ser palco do mundial de 30 e a atualmente atende às demandas dos clubes locais, caso de Peñarol e Nacional, com capacidade para mais de 60 mil torcedores.

Por Alexandre Garcia