Jogos Históricos: Manchester United x Bayern de Munique (98/99)

Confira um resumo da partida que marcou história

No futebol, nada é impossível. Muitos acontecimentos ao longo dos anos confirmam essa frase e a final da UEFA Champions League da temporada 98/99 foi um dos maiores exemplos de que se pode esperar tudo desse esporte.


Manchester United e Bayern de Munique se enfrentaram no dia 26 de maio de 1999, em Barcelona,  no estádio Camp Nou, em busca do título europeu. Já se esperava muito desse jogo, por dois gigantes do futebol europeu estarem se enfrentando na final do maior campeonato do mundo. Porém, estava para acontecer uma das partidas mais espetaculares da história.


O time alemão teve um começo muito bom e abriu o placar logo aos 6 minutos de jogo, com Mario Basler cobrando falta. A partir daí, os red devils foram pra cima, mas pararam no goleiro Oliver Kahn e viram o Bayern se aproveitar dos contra-ataques para criar grandes chances de ampliar o marcador. 


O segundo tempo foi todo alemão. O United não conseguiu mostrar o seu bom futebol e assistiu ao time de Munique perder inúmeras chances de definir o jogo, como as de Scholl e Jancker, que acertaram a trave em dois belos lances.


Chegando aos 45 minutos do segundo tempo com o placar de 1x0 para o time alemão, o quarto árbitro levantou a placa indicando 3 minutos de acréscimos. Muitos diriam que era pouco tempo, mas foi o suficiente para mudar completamente a história da partida.






Com o goleiro Peter Schmeichel no ataque e o desespero em busca do empate, os torcedores foram à loucura quando David Beckham, no primeiro minuto de acréscimo, cobrou escanteio e, no bate-rebate, a bola sobrou para Teddy Sheringham mandar pro fundo das redes e empatar a decisão.



O gol abateu o time do Bayern, que cedeu novo escanteio para o United, 30 segundos após dar a saída de bola, e assistiu o milagre acontecer. Em nova cobrança de Beckham, Sheringham desviou e a bola sobrou limpa para Ole Gunna Solskjaer marcar o gol da virada e fazer história. O impossível aconteceu e os red devils levantaram a taça.


Com a vitória histórica e o título da UEFA Champions League, o  Manchester United fechou a temporada com a Tríplice Coroa, já que havia vencido a Premier League e a Copa da Inglaterra. 


Por Rodolfo de Macedo






Confira os gols da partida no vídeo abaixo: