Grandes estádios: Olímpico Monumental

Conheça a bela história do estádio

A maioria dos times de futebol hoje em dia possuem um estádio próprio, seja ele grande pequeno, coberto, descoberto, ou monumental. E é assim que arquitetos, gremistas e todas as outras pessoas que sabem sobre o esporte, chamam o estádio Olímpico Monumental, propriedade do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense. 

Sua fundação se deu por volta de 1950, com um concurso feito pelo clube, em que o então arquiteto Plínio Oliveira Almeida ficou responsável pela sua construção, projeto, e termino, onde foi inaugurado em 19 de setembro de 1954, com uma partida feita entre Grêmio e Nacional do Uruguai, em que o jogador Vitor ficou conhecido e marcado para sempre na história do clube e do estádio por marcar os dois primeiros gols na vitória de dois a zero da equipe do Rio Grande Do Sul. 

Por volta de 1963 o estádio viria a sediar o Universidade de Verão, um evento realizado entre 30 de agosto e 8 de Setembro, em que para isso foi construída uma vila olímpica, que hoje é um bairro da cidade, e que contou com mais de 700 atletas e 27 países, tornando-se o maior evento que a cidade de porto alegre já recebeu.

Foi também em meio às conquistas gremistas no estádio, que ele foi terminado, ganhando assim o apelido que o acompanharia, até seu ultimo dia. Na década de 1980, o arquiteto que o projetou fez uma ampliação, com a ajuda de outros dois arquitetos, para que o estádio comportasse mais pessoas e tivesse uma melhor estrutura
.
A mais famosa de suas conquistas foi a do time de Hugo Deléon, em 1983, quando o grêmio ganharia em sua casa e levantaria o troféu de campeão da Copa Libertadores. Mas outros jogos importantes já foram realizados no estádio, como o jogo pelas eliminatórias da copa do mundo de 2002, onde o Brasil passaria pelo Paraguai por dois a zero e mais tarde traria para o país o titulo de pentacampeão do mundo.

O estádio será derrubado em março de 2013, por volta da segunda semana, e o clube já patrocinou e realizou diversos eventos em memória do estádio, exibindo desde fotos históricas, até mesmo o leilão de objetos que marcaram os gramados e as paredes desse fenomenal monumento ao esporte.

Por Felipe Affonso