A magia catalã

Conheça um pouco mais sobre o time que vem encantando o mundo

O Futebol, como sendo o esporte mais rentável do mundo, não poderia deixar de ter grandes lendas, assim como toda modalidade esportiva, ainda mais no continente considerado o mais antigo do mundo. Um dos times que lançam essas grandes estrelas para o mundo e que move milhares de pessoas a assistirem seus jogos é o Futbol Club Barcelona.

Este grande clube, que hoje possui o grande craque do esporte, Lionel Messi, vem obtendo grandes conquistas , mas o mais importante a ser ressaltado nessa história recente do Barcelona, é que ela não foi escrita somente pelos pés do melhor do mundo. Desde 2005, o time catalão vem se estruturando para obter tais conquistas.


Naquela época, Messi era apenas um garoto e raramente atuava pelo time titular do Barça, sendo colocado como fixo na posição de atacante a partir do meio do campeonato ainda com 17 anos, e até então sendo um dos mais jovens jogadores a estrear pelo time espanhol. O craque chegou a atuar junto de Ronaldinho Gaúcho  considerado em 2005 como melhor jogador do mundo, Deco e o matador Samuel Eto’o, que marcou 108 gols em 145 partidas pelo clube. 

Os espanhóis Puyol, que foi recentemente o xerife da zaga espanhola responsável pela inédita conquista da copa do mundo da FIFA de 2010, Xavi  e Iniesta, que serviam de suporte e elo de ligação no meio de campo, são outras peças importantíssimas nessa nova era Barcelona.

Após conquistar grandes títulos, como o bicampeonato espanhol 2005 - 2006 e a Champions League 2005/2006, o Barcelona pôde contar com o grande futebol jogado por Lionel Messi que, a partir de 2008, pegou a vaga de maestro da equipe e passou a fazer história em uma equipe que lhe transmite até hoje todo apoio e confiança que um grande jogador necessita para se tornar uma lenda. 


Hoje, Messi é um jogador experiente e vencedor, que passou por grandes finais de campeonato que o colocaram frente a frente com outros grandes craques da atualidade, como Cristiano Ronaldo, quando o Barça vencia o Manchester United por dois a zero, e conquistava na temporada de 2008 e 2009 a tríplice Coroa, com campeonato espanhol, Champions League e Copa Del Rey. 

Graças a Messi, ganhador de quatro Bolas de Ouro, e a grande disciplina tática da equipe, o Barcelona, comandado pelo técnico Pep Guardiola passou a encantar o mundo e a conquistar cada vez mais títulos. Os mais notáveis foram: tricampeonato espanhol (temporadas 08/09, 09/10 e 10/11) e os dois títulos da UEFA Champions League, nas temporadas 2008/2009 e 2010/2011.

Por Felipe Affonso