História dos Grandes Clubes: Botafogo




Conheça a história do clube da estrela solitária

O Botafogo Futebol Clube surgiu no dia 12 de agosto de 1904 após uma conversa entre os amigos Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, que tiveram a ideia de fundar o clube durante uma aula de álgebra.

A equipe foi formada por um grupo de estudantes com idade entre 14 e 15 anos e recebeu inicialmente o nome de Electro Club. No dia 18 de setembro daquele mesmo ano foi nomeado Botafogo.

A primeira partida do alvinegro foi um amistoso, ocorrido no dia 2 de outubro, contra o Athletic Club. Na ocasião o recém-fundado clube foi derrotado por 3x0. A primeira vitória só viria no ano seguinte, no dia 21 de maio, sobre o Petropolitano.

Em 1906, o Botafogo participou de seu primeiro Campeonato Carioca, sagrando-se campeão do torneio no ano seguinte, título que só foi reconhecido no ano de 1996.

No ano de 1942, ocorreu a fusão entre o Clube de Regatas Botafogo e o Botafogo Futebol Clube. O primeiro título, porém, só veio seis anos após a união, em 1948.

Com atletas que fizeram parte da seleção brasileira nos títulos mundiais de 1958 e 1962, a década de 60 foi gloriosa para o alvinegro. Foram conquistados no período quatro títulos cariocas (61, 62, 67 e 68), três torneios Rio-São Paulo (62, 64 e 66) e duas taças do Brasil (67 e 68).

Porém, após os anos de glória o clube passou por um jejum que durou 20 anos e só se quebrou em 1989 com a conquista do Campeonato Carioca daquele ano. Em 1993 o time conquistou a Copa Conmebol e em 95 o Campeonato Brasileiro.

O Botafogo ainda passou por um rebaixamento para a segunda divisão do campeonato brasileiro no ano de 2002 e garantiu o acesso no ano seguinte. Desde então a equipe passou por uma reconstrução, chegou a três finais consecutivas do Campeonato Carioca e ganhou, em 2007, a licitação para administrar o Estádio João Havelange (Engenhão) por 20 anos.

Durante seus 108 anos de história, o clube da estrela solitária reuniu diversos ídolos, dentre os quais se destacam Heleno de Freitas, Nilton Santos, Garrincha, Quarentinha, Didi, Zagallo, Manga, Amarildo, Jairzinho, Paulo César, Marinho e Túlio Maravilha.

Por Alexandre Garcia