Revelando futuros craques da bola



Conheça a história da “Copinha”

Uma das competições mais tradicionais do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, carinhosamente apelidada de “Copinha”, continua atraindo olhares de torcedores e revelando os futuros craques dos clubes brasileiros desde de 1969.

Jogadores como Falcão, Kaká, Casagrande, Neymar entre outros, foram revelados nesse torneio, que é disputado por times sub-19. Isso mostra que a Copa São Paulo de Futebol Júnior oferece oportunidades para que os novos e bons jogadores brilhem e destaquem o próprio talento.

Antigamente a competição era chamada de Taça São Paulo de Juniores. Nos dois primeiros anos, apenas foi disputada por times do estado, somente depois que o torneio passou a receber equipes de todo o Brasil.

A “Copinha” era organizada pela prefeitura de São Paulo, e não pela Federação Paulista de Futebol, que é a atual organizadora, porém em 1987 o então prefeito Jânio Quadros, resolveu não organizar a competição. Sendo assim, naquele ano, não houve a disputa da Taça São Paulo.

A competição é jogada no começo do ano no mês de janeiro para que a final seja disputada no dia 25, que é o aniversário da cidade de São Paulo. Porém, nem sempre começou em janeiro ou coincidiu com a data programada em anos anteriores.

O maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior é o Corinthians, que tem 8 títulos, em seguida vem o Fluminense com 5 e o Internacional com 4. Já os estados que mais ganharam a competição são o de São Paulo, que levantou a taça 28 vezes e o do Rio de Janeiro que venceu em 8 oportunidades.

Apesar de não ser uma competição a qual o nível técnico seja alto entre a maioria das equipes, a Copa São Paulo de Futebol Júnior ainda atrai olhares de torcedores, olheiros de clubes e empresários em busca de talentos do futebol. Em cada ano, descobrem-se novos e talentosos jogadores que futuramente jogarão em clubes grandes e até mesmo na seleção brasileira. 

Por Wellington Monteiro