Os principais campeonatos da atualidade



Sabemos que o futebol é jogado em diversos países e que cada um tem a suas peculiaridades, o que faz com que eles tenham estilo próprio. Porém, há campeonatos que se destacam e chegam a atrair fãs das mais variadas nacionalidades.

Um dos campeonatos que mais tem destaque e fãs do mundo inteiro é o Campeonato Inglês, conhecido também como Premier League. Há 20 clubes que jogam a competição no sistema de pontos corridos, entre eles alguns dos melhores do mundo como Manchester City, Arsenal, Manchester United, Liverpool, Chelsea entre outros. O estilo de jogo é bem pegado, porém vale destacar a técnica que é empregada nos jogos dos times ingleses.


Outro campeonato que chama bastante atenção é o Espanhol, conhecido também como La Liga. Os principais clubes da atualidade são o Barcelona e o Real Madrid, mas há outros times que se destacam como Valência, Atlético de Madrid entre outros. É um futebol leve que geralmente há muitos dribles e jogadas de efeito.

Há também o Campeonato Italiano o qual também participam 20 clubes que disputam o título no sistema de pontos corridos. Os principais clubes são Milan, Juventus, Roma, Internazionale, Lazio e outros que vêm crescendo atualmente como a Udinese. O futebol italiano têm entradas mais fortes e é mais, fisicamente, disputado. Não há tantos dribles e nem muitas jogadas de efeitos.

Claro que não podemos esquecer do Campeonato Brasileiro, que assim como os outros, envolve 20 times em um sistema de disputa de pontos corridos. O popular Brasileirão, é um dos mais disputados, pois vários times que o integram têm boas chances de ser campeão, o que nem sempre acontece em campeonatos de outros países. Os estilo do futebol brasileiro envolve um pouco de técnica, como dribles, jogadas ensaiadas e de efeito, mas também dá valor a força empregada no jogo.

Estas são as principais ligas nacionais de futebol de alguns países que atraem fãs das mais diversas nacionalidades. Há também os torneios continentais como a UEFA Champions League e Libertadores da América, mas como o foco é campeonato nacional, fica a dica para quem quer conhecer um pouco mais sobre os principais campeonatos atualmente.

Por Wellington Monteiro