Tragédia que marcou a história do Manchester United completa 55 anos

Busby Babes em sua última partida antes do acidente
Há exatamente 55 anos atrás, no dia 6 de fevereiro de 1958, em Munique, acontecia uma das maiores tragédias da história do futebol mundial. 

Após enfrentar o Estrela Vermelha pela então Copa Europeia, jogadores e staff do Manchester United, além de alguns jornalistas e torcedores, voltavam de avião para Manchester. A aeronave parou em Munique para reabastecer e, quando tentava decolar novamente, despencou em uma tempestade de neve. 


Imagem da aeronave logo após o acidente
A causa do desastre que marcou a era dos Busby Babes, nome que fazia referência a Matt Busby, técnico da equipe na época, foi uma camada de neve derretida na pista, o que impediu a aeronave de levantar voo. 

Os atletas do Manchester United e vítimas do acidente foram: David Pegg, Duncan Edwards, Eddie Colman, Geoff Bent, Roger Byrne, Mark Jones, Tommy Taylor e Liam Whelan. Além dos jogadores, três membros da staff e alguns jornalistas também morreram.

Johnny Berry, Jackie Blanchflower, Dennis Viollet, Ray Wood, Albert Scanlon, Bill Foulkes, Harry Greg, Kenny Morgans e Bobby Charlton foram os jogadores que sobreviveram. 

O filme 'United', lançado em 2011 pela BBC e dirigido por James Strong, retrata o Desastre de Munique. a tragédia sempre vai estar marcada na história do Manchester United. O time de Old Trafford entra em campo no Teatro dos Sonhos neste domingo para enfrentar o Everton e, com certeza, vamos poder acompanhar belas homenagens às vítimas da tragédia. 
Site oficial do Manchester homenageia às vítimas
Por Rodolfo de Macedo