Oitavas da Champions começam com empate entre Real e United e derrota do Barcelona


Confira um resumo dos jogos que abriram a fase mata-mata do torneio

Os jogos de ida das oitavas de final da UEFA Champions League 12/13 chegaram ao fim. As partidas que abriram a fase mata-mata do torneio, na terça-feira de carnaval (12), contaram com ótimos resultados das equipes visitantes.

Jogando na Espanha, o Paris Saint German derrotou o Valência por 2 a 1 , com grande atuação do brasileiro Lucas e gols de Lavezzi e Pastore. Os franceses conquistaram uma boa vantagem e agora jogam pelo empate em casa. Lembrando que, já nos acréscimos da partida, o craque Ibrahimovic foi expulso e não vai jogar a volta. Também jogando fora de casa, a Juventus praticamente selou sua classificação para as quartas ao derrotar o Celtic por 3 a 0, com gols de Matri, Marquísio e Vucinic.


O segundo dia de Champions League era muito esperado, afinal, Real Madrid e Manchester United iriam se enfrentar na Espanha. Assim como todos esperavam, o jogo foi um grande espetáculo. O time da casa foi superior, mas parou na grande atuação do goleiro De Gea e apenas empatou jogando em seu estádio: 1 a 1.  Welbeck abriu o placar para o Manchester, enquanto o ex- red devil Cristiano Ronaldo empatou para os donos da casa.
No outro jogo do dia, o Borussia Dortmund, com gols de Lewandowski e Hummels, arrancou um ótimo empate fora de casa contra o Shakhtar Donetsk: 2 a 2. Os donos da casa marcaram com Srna e um golaço do brasileiro Douglas Costa.

Segunda semana de mata-mata e mais grandes jogos. Na terça-feira (19), o Arsenal recebeu o Bayern de Munique, mas foram os alemães que pareciam estar jogando em casa. O time bávaro derrotou os gunners por 3 a 1 e encaminhou a sua classificação. Os gols da equipe visitante foram marcados por Kroos, Müller e Mandzukic. Podolski, ex-jogador do Bayern, descontou para o Arsenal. No outro jogo do dia, o Porto derrotou o Málaga pelo placar mínimo e gol de João Moutinho.

Os dois últimos jogos de ida aconteceram ontem. O Milan surpreendeu, anulou as principais estrelas do Barcelona, fez um grande jogo e derrotou o time catalão por 2 a 0 no San Siro. Os gols foram marcados por Boateng e Muntari. No outro jogo, Galatasaray e Schalke 04 ficaram no empate por 1 a 1. Yilmaz abriu o placar para os donos da casa e Jermaine Jones empatou para os visitantes.
Confira as datas e locais dos jogos de volta:

05/03 - Manchester United x Real Madrid (Old Trafford, Inglaterra)
05/03 - Borussia Dortmund x Shakhtar Donetsk (Westfalenstadion, Alemanha)
06/03 - Juventus x Celtic (Juventus Arena, Itália)
06/03 - PSG x Valência (Parc des Princes, França)
12/03 - Barcelona x Milan (Camp Nou, Espanha)
12/03 - Schalke 04 x Galatasaray (Veltins-Arena, Alemanha)
13/03 - Bayern de Munique x Arsenal (Allianz Arena, Alemanha)
13/03 - Málaga x Porto (La Rosaleda, Espanha)

Por Rodolfo de Macedo

Jogos históricos: Brasil x Itália (Final do Mundial de 94)




Como era de se esperar de uma seleção campeã mundial, o Brasil no ano de 1994 e após 24 anos, chega a uma final de copa do mundo realizando uma reedição da disputa ocorrida na final de 1970 em que a seleção verde amarela conquistou seu tri campeonato.

Mas nesta edição da copa, as coisas não foram muito fáceis para a seleção de Carlos Alberto Parreira, que contava com nomes como Romário, que deu a classificação para a copa ao Brasil após vencer o Uruguai, Bebeto que fez importantes gols na vitória do Brasil contra Camarões por 3 x 0 e contra a Holanda por 2 x 0, Branco com seu memorável gol de falta também contra a Holanda,  alem de Cafu, Taffarel, Zinho e outros que passariam por todas as seleções até a grande final.

Com uma formação clássica de 4-4-2 , Roberto Baggio liderava a seleção italiana a partir do ataque, contando com grande ajuda de Gianluca Pagliuca segurando todos os ataques brasileiros no gol, Franco Baresi e Paolo Maldini no auxilio como zagueiros centrais, e Dino Baggio e Albertini servindo de elo de ligação e proporcionando grandes chances contra o gol de Taffarel. Já do lado Brasileiro, se contava com a mesma tática campal, fazendo deste um jogo complicado com muitas chances de gol para ambas as equipes, que no final do primeiro tempo acabaram no zero a zero.

A partida continuou desta forma, chegando a ir para a prorrogação e depois para os pênaltis, fazendo dessa final, a primeira na história do torneio que seria decidida nas  penalidades. O Brasil venceu a Itália por três a dois após Baresi errar o primeiro e Roberto Baggio, estrela e melhor jogador daquela seleção de 94, errar o último, dando ao Brasil o tetra campeonato mundial, e fazendo a Azurra perder as duas finais de copa do mundo que disputou com a seleção Sul-americana.

Por Felipe Affonso

Resumo do meio de semana

A rodada de meio de semana foi agitada no futebol brasileiro, com a rodada dos campeonatos estaduais.

No Campeonato Paulista, pela 6ª Rodada da primeira fase, o Santos empatou com o Linense por 2 x 2. Os gols do Peixe foram feitos por Cícero e Miralles. Já o São Paulo empatou com a Ponte Preta em 0x0, mesmo placar de Corinthians e Botafogo de Ribeirão Preto. O Palmeiras venceu o Atlético Sorocaba por 2x0, gols de Marcio Araujo e Henrique feitos no primeiro tempo. O Santos é o líder do Paulistão.

Já no Campeonato Carioca, o Flamengo goleou o Friburguense em Macaé por 4 x 0, destaque para Hernanes, autor de dois gols na partida. O Botafogo venceu de virada o Resende no Estádio Engenhão pelo placar de 4x2, destaque para a atuação do meio campo Seedorf, autor de um gol.  Fluminense e Vasco farão o clássico da rodada no próximo sábado de carnaval.

O Campeonato Mineiro entrou na segunda rodada e o Atlético Mineiro sem Ronaldinho Gaucho venceu o Tombense, por 2 x 1.Rosinei e Jô fizeram os gols do Galo Mineiro. O Cruzeiro venceu o América de Teófilo Otoni por 2 x 0 no Mineirão, gols de Dagoberto e Anselmo Ramon.

No Campeonato Gaucho o Internacional jogou com os reservas e perdeu para o Lajeadense por 1x0 em Lajeado. Já o Grêmio com a volta de seus titulares goleou o São José no Estádio Olímpico por 5x1.

Por Caio Pelegrine

Pato tem muito futebol para mostrar


Um dos melhores atacantes brasileiros da atualidade, assim podemos falar de Alexandre Pato. Claro que ele não tem uma sequência de jogos, mas é um goleador em potencial.

Pato foi revelado pelo Internacional e já mostrava muita qualidade como atacante se destacando desde as categorias de base até o time principal. Uma das melhores atuações do jogador foi contra o Al Ahly, no Mundial de Clubes da Fifa. Ele marcou um gol na vitória do Inter por 2x1 e fez algumas embaixadinhas com o ombro em um momento da partida.

Já no Milan, Alexandre Pato teve boas atuações, inclusive marcou 64 gols em 150 jogos. Porém as lesões o atrapalhava com relação a sequência de jogos. Sendo assim, algumas vezes ficou no banco e em partidas que ele jogava bem, muitas vezes se lesionava.

Por conta das lesões que teve quando jogava pelo Milan, muitas pessoas não o viam atuando e esqueceram do potencial e da idade do atacante. Alexandre Pato é um jogador jovem de 23 anos, muito habilidoso, sabe finalizar bem, é veloz e adquiriu muita força e técnica no futebol italiano.

Agora, no Corinthians, será que Pato vai embalar? Isso só ele pode responder dentro de campo, mas de uma coisa sabemos, ele ainda tem um grande potencial e está melhor, tecnicamente falando, do que quando atuava pelo Internacional.

Sendo assim, Alexandre Pato, jogando em uma equipe bem montada taticamente como o Corinthians, tem todos os recursos para se recuperar e continuar desenvolvendo o potencial dele. E,  como de costume, Pato já estreou fazendo gol.  

Por Wellington Monteiro

Tragédia que marcou a história do Manchester United completa 55 anos

Busby Babes em sua última partida antes do acidente
Há exatamente 55 anos atrás, no dia 6 de fevereiro de 1958, em Munique, acontecia uma das maiores tragédias da história do futebol mundial. 

Após enfrentar o Estrela Vermelha pela então Copa Europeia, jogadores e staff do Manchester United, além de alguns jornalistas e torcedores, voltavam de avião para Manchester. A aeronave parou em Munique para reabastecer e, quando tentava decolar novamente, despencou em uma tempestade de neve. 


Imagem da aeronave logo após o acidente
A causa do desastre que marcou a era dos Busby Babes, nome que fazia referência a Matt Busby, técnico da equipe na época, foi uma camada de neve derretida na pista, o que impediu a aeronave de levantar voo. 

Os atletas do Manchester United e vítimas do acidente foram: David Pegg, Duncan Edwards, Eddie Colman, Geoff Bent, Roger Byrne, Mark Jones, Tommy Taylor e Liam Whelan. Além dos jogadores, três membros da staff e alguns jornalistas também morreram.

Johnny Berry, Jackie Blanchflower, Dennis Viollet, Ray Wood, Albert Scanlon, Bill Foulkes, Harry Greg, Kenny Morgans e Bobby Charlton foram os jogadores que sobreviveram. 

O filme 'United', lançado em 2011 pela BBC e dirigido por James Strong, retrata o Desastre de Munique. a tragédia sempre vai estar marcada na história do Manchester United. O time de Old Trafford entra em campo no Teatro dos Sonhos neste domingo para enfrentar o Everton e, com certeza, vamos poder acompanhar belas homenagens às vítimas da tragédia. 
Site oficial do Manchester homenageia às vítimas
Por Rodolfo de Macedo

Vivos para sempre: Mané Garrincha


Conheça a história desse grande craque da bola

Após 30 anos da morte de um dos melhores jogadores do futebol brasileiro, nosso blog escolheu Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, para inaugurar a coluna “Vivos Para Sempre”.

Mané, o “Anjo das pernas tortas”, nasceu em 28 de outubro de 1933, no município de Magé, no Rio de Janeiro. Durante a infância pobre recebeu de uma de suas irmãs a alcunha de Garrincha, apelido este, que estará para sempre na memoria dos brasileiros que tiveram a oportunidade de ver o melhor ponta-direita do nosso futebol em campo.

A carreira como jogador de futebol teve início aos 14 anos, quando Garrincha começou a dar os primeiros chutes pelo clube local e logo atraiu a atenção do Botafogo, clube pelo qual atuou por quase toda a carreira e sagrou-se ídolo.

O craque das pernas tortas também vestiu a camisa de Corinthians e Flamengo, mas foi com a amarelinha que caiu nas graças do povo brasileiro.

Jogando pela seleção, Mané entrou em campo por 60 vezes e marcou 16 gols, sendo muito importante para a conquista das Copas de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile). No mundial de 62, com a contusão de Pelé, Garrincha foi essencial para a conquista do Bi, ganhando na ocasião a Bola de Ouro do torneio.

Já homenageado por Carlos Drummond de Andrade e Vínicos de Morais, Garrincha não para de ser eternizado na memória dos brasileiros. As homenagens ao camisa 7 continuam a acontecer até os dias de hoje. Um busto com sua face pode ser visualizado no Maracanã e o estádio em construção na capital federal para a Copa do Mundo de 2014 receberá seu nome.

Resumo do fim de semana

Estreantes caem nas graças das torcidas e são destaque do fim de semana futebolístico

O fim de semana foi muito especial para os amantes do futebol. Clássicos, estreias de grandes jogadores e, é claro, muitos gols. Os clássicos regionais foram as grandes atrações dos campeonatos estaduais. No Paulistão, Santos e São Paulo se enfrentaram na Vila Belmiro e, com um gol e duas assistências de Neymar, o time da casa levou a melhor e venceu por 3 a 1.

No Pacaembu, o Corinthians goleou o Oeste por 5 a 0 na partida de estreia de Alexandre Pato. E o "cara das estreias" marcou em seu primeiro lance com a camisa corintiana. Já o Palmeiras ficou apenas no empate por 3 a 3 contra o XV de Piracicaba. 

Na volta do estádio Mineirão, o Cruzeiro venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1, com gol do também estreante Dagoberto. Em Porto Alegre, o Grenal foi a atração do Gauchão. O Internacional venceu o Grêmio também por 2 a 1, com gols de Forlán e Leandro Damião. 

O Campeonato Carioca contou com a surpreendente derrota do Vasco, jogando em casa, para o Bangu por 1 a 0. O Fluminense passou por cima do Quissamã e fez 3 a 0, o Flamengo derrotou o Nova Iguaçu pelo placar mínimo e o Botafogo, com três gols de Seedorf, venceu o Macaé por 3 a 1.

Migrando para o Velho Continente, os líderes dos campeonatos nacionais vão se distanciando cada vez mais dos demais clubes. Pela Premier League, o Manchester United derrotou o Fulham por 1 a 0, com gol de Wayne Rooney, e contou com a ajuda do rival Liverpool para aumentar sua vantagem na liderança. Os reds empataram por 2 a 2 contra o vice-líder Manchester City, que agora está 9 pontos atrás dos diabos vermelhos.
Na briga por vagas para a próxima Champions League, o Chelsea tropeçou mais uma vez e foi derrotado pelo Newcastle por 3 x 2. Tottenham e Arsenal sofreram, mas venceram seus jogos contra West Bromwich e Stoke City, respectivamente, pelo placar mínimo. 

Na Itália, o destaque foi a estreia de Balotelli pelo Milan. Com dois gols, o atacante deu a vitória ao time de Milão contra a Udinese por 2 a 1. A Juventus derrotou o Chievo fora de casa por 2 a 1 e manteve a liderança. Já o Napoli venceu o Catania e continua na segunda colocação, três pontos atrás da Juve. A Inter de Milão decepcionou novamente e foi derrotada pelo Siena por 3 a 2.

Bayern de Munique e Barcelona continuam sobrando na Bundesliga e na Liga Espanhola, respectivamente. Os bávaros venceram o Mainz por 3 a 0 e mantiveram os 12 pontos de diferença para o Borussia Dortmund, que também venceu na rodada. Os catalães apenas empataram em 1 a 1 contra o Valência, mas continuam 9 pontos a frente do Atlético de Madrid, que derrotou o Bétis por 1 a 0. O Real Madrid surpreendeu, foi derrotado pelo Granada e ficou a 16 pontos do líder Barcelona. 

Por Rodolfo de Macedo

Clássicos agitam meio de semana de futebol


Confira os principais resultados do meio de semana

A bola não parou de rolar nesse meio de semana. O jogo mais esperado e a grande atração da quarta-feira, como sempre, foi o clássico entre Real Madrid e Barcelona. Jogando no Santiago Bérnabeu, em Madrid, pela ida da semifinal da Copa do Rei, as duas equipes rivais ficaram no empate em 1 a 1.

Os visitantes saíram na frente após falha na marcação do Real e gol de Fàbregas. Após grandes chances desperdiçadas, o Barça assistiu ao empate do Real Madrid. Grande destaque do jogo, o zagueiro francês Varane aproveitou cruzamento de Ozil e mandou de cabeça para o gol, dando números finais ao jogo.

Pela outra semifinal, também na capital espanhola, na quinta-feira, o Atlético de Madrid derrotou o Sevilla por 2 a 1 em um jogo muito movimentado, com três expulsões, duas pelo lado dos visitantes e uma para os mandantes. O curioso da partida foi o fato de os três gols terem sido marcados de pênalti. 

O campeonato inglês também foi destaque. Na terça-feira, o vice-líder Manchester City apenas empatou fora de casa contra o lanterna QPR, com grande atuação do brasileiro Júlio Cesar. Aproveitando o tropeço do rival, na quarta-feira, o líder Manchester United venceu em casa o Southampton por 2 a 1 e aumentou sua vantagem sobre os citizens para sete pontos. 
No clássico da rodada, em Londres, Liverpool e Arsenal ficaram no 2 a 2. O time visitante abriu 2 a 0, com gols de Suárez e Henderson, mas os donos da casa reagiram com gols de Giroud e Walcott. O terceiro colocado Chelsea vacilou e também empatou em 2 a 2 contra o Reading, fora de casa. Os blues venciam por 2 a 0 até os 41 minutos do segundo tempo, mas cederam o empate. 

O futebol brasileiro também não ficou de fora. Pela Pré-Libertadores, o São Paulo confirmou sua vaga na fase de grupos, mesmo perdendo por 4 a 3 para o Bolívar, e o Grêmio venceu a LDU por 1 a 0 e também levou a vaga nos pênaltis. 
Pelo Paulistão, no Pacaembu, o Corinthians derrotou o Mogi Mirim por 2 a 1 na volta dos jogadores campeões mundiais. Santos, líder do campeonato, e Palmeiras também venceram seus jogos, contra Ituano e São Bernardo, respectivamente. 

No Cariocão, o destaque foi o clássico entre Vasco e Flamengo, no Engenhão. O rubro-negro derrotou o rival por 4 a 2 e garantiu a liderança do grupo B. O Fluminense empatou com o Friburguense por 2 a 2 e o Botafogo goleou o Audax Rio por 4 a 0.

Por Rodolfo de Macedo