Resumo Mundial de Clubes 2012

MUNDIAL DE CLUBES CONSAGRA UM NOVO CAMPEÃO

O Mundial de Clubes da FIFA, realizado no Japão, entre os dias 6 e 16 de Dezembro consagrou um novo campeão ou bi campeão. Durante 10 dias, sete clubes disputaram o tão sonhado troféu, e o titulo ficou com o Corinthians, ao vencer o Chelsea pelo placar de 1 x 0.

O primeiro jogo do Mundial foi entre o Sanfrecce Hiroshima e Auckland City, vencido pelo time japonês por 1 x 0 no dia 6 de Dezembro. No dia 9, o Al Ahly venceu o time anfitrião do torneio por 2 x 1 e se classificou para a semifinal, contra o Corinthians.

O Ulsan Hyundai, campeão da Liga da Ásia, começou o torneio já nas quartas de finais, enfrentando o Monterrey, vencedor da Concacaf, que também entrou nessa fase, e o que todos imaginavam aconteceu. Os mexicanos venceram por 3 x1 e foram classificados para as semifinais, onde enfrentaram o Chelsea.

Derrotados, Sanfrecce Hiroshima e Ulsan Hyundai, fizeram a disputa do 5º lugar, que ficou com o time anfitrião ao vencer por 3x2.

Na primeira semifinal, entre Monterrey e Chelsea, o time inglês não teve dificuldades para vencer e se classificar para a final com o placar de 3x1, gols de Juan Mata, Fernando Torres e um gol contra de Chávez.

Já o Corinthians teve mais dificuldades para ir à final. Em um jogo muito disputado, o Corinthians fez o único gol do jogo com Paolo Guerreiro aos 30 minutos do primeiro tempo e se classificou para a final.

A grande decisão do Mundial de Clubes foi realizada em Yokohama, no mesmo estádio onde a seleção brasileira foi campeã do mundo em 2002. O Corinthians enfrentou o Chelsea e, pela segunda vez, consagrou-se campeão mundial de clubes. 
Num jogo movimentado, com chances criadas pelos dois times, o time de Parque São Jorge foi pressionado pelo time inglês, porém o goleiro Cássio estava inspirado e, como diz a linguagem do futebol, fechou o gol. Aos 23 minutos do segundo tempo, depois de uma troca de passes que envolveu o Chelsea, Paolo Guerreiro fez o gol que deu o titulo ao time brasileiro. O terceiro lugar ficou com os mexicanos do Monterrey, ao vencer o Al Ahly pelo placar de 2 x 0.

Por Caio Pelegrine