Onde tudo começou

Conheça as origens do esporte que desperta a paixão de milhões de pessoas

Onde e como surgiu o futebol? Quem criou as regras do esporte? Essas são algumas das perguntas que até mesmo um apaixonado por futebol pode não saber responder.


As primeiras manifestações de algo semelhante ao que vemos hoje no esporte aconteceram nos anos 2500 a.C., na China, onde soldados se divertiam com o crânio de seus inimigos decapitados. Há outros rumores de que as origens do futebol vinham da civilização maia.



Após tantas desordenadas maneiras de praticá-lo, o futebol foi organizado e sistematizado por volta do século XIX, na Inglaterra. Nessa época, a vida dos britânicos era regida por uma serie de normas e isso foi incorporado ao esporte, que ganhou as suas 13 primeiras regras.



Algumas das primeiras definições, além das regras do jogo, foram: o campo deveria medir 120 por 180 metros e em suas duas pontas estariam dois arcos retangulares, batizados de gol.

Logo oficial da Football Association (FA)

Todas essas primeiras normas oficiais foram criadas pela FA (Football Association), criada em 1863 e ativa até os dias atuais. Naquela época, os principais códigos utilizados eram as regras de Cambridge, de Sheffield e do Rugby. Porém, após reuniões entre clubes ingleses, criou-se um único conjunto de regras para o futebol.

O primeiro jogo oficial com as normas da FA aconteceu em 9 de Janeiro de 1864. A partir daí, o futebol passou a evoluir em diversos aspectos e a conquistar cada vez mais torcedores apaixonados. 

Por Rodolfo de Macedo