Os primeiros times de futebol

O primeiro Derby do mundo: Sheffield FC(1857) x Hallam FC (1860) 

Sheffield FC 

O Sheffield FC, é o clube de futebol mais antigo do mundo.O clube foi fundado em 1857 quando dois amantes do críquete, William Prest e Nathaniel Creswick, debateram até altas horas da madrugada acerca do esporte ideal para manter a forma durante o inverno, uma vez que as condições climáticas dificultavam a prática do críquete.

Após muitas discussões, ambos chegaram à conclusão de que tal esporte seria o futebol. Desta forma, em outubro de 1857, foi criado o primeiro clube da história, o Sheffield FC, ao redor do qual foram redigidos os primeiros regulamentos do futebol, conhecidos como “Códigos de Sheffield”, que serviram para organizar as primeiras partidas: solteiros contra casados e profissionais contra amadores.

Cinco anos depois, 15 equipes haviam nascido na região de Sheffield, e o “germe” havia se espalhado para a cidade de Londres, que logo começou a organizar partidas com o Sheffield FC, apelidado ‘The Club’, definição categórica que vem ratificar que ele foi o primeiro entre os primeiros clubes de futebol. 


Hallam FC

Hallam Football Club é um clube de futebol em Sheffield, South Yorkshire, Inglaterra, que atualmente joga nos municípios do Norte Leste League Division one.

Fundado em 1860, é o clube de futebol mais antigo em segundo lugar no mundo apenas atrás do Sheffield FC que é a equipe mais antiga do mundo .O Hallam FC também é da cidade de Sheffield.

Hallam ainda joga  em sua terra original, Sandygate Road, que é oficialmente reconhecido pelo livro Guinness dos Recordes como "o mais antigo terreno no mundo". Sandygate é no oeste do Sheffield. Em 1860, pela primeira vez jogou Hallam x Sheffield em um derby local que ainda é contestado atualmente. Este "Regras derby 'é considerado o mais antigo derby ainda impugnado de qualquer código de futebol do mundo, é provavelmente uma das mais antigas organizadas equipe esporte-derbies do mundo, além daqueles encontrados no críquete.

Em 1867, o clube fez a história do futebol, quando venceu a Copa do Youdan, torneio de futebol do mundo primeira vez organizado, quando bateu o companheiro de clube Sheffield Norfolk, na final jogada em Bramall Lane. Eles ainda possuem este troféu histórico nos dias de hoje em sua galeria.